Ilustracao para texto do blog de 3 dicas para definir qual o melhor método de contracepção de emergência

3 informações essenciais para escolher e encontrar a melhor contracepção de emergência para você

Esqueceu de tomar o anticoncepcional ou a camisinha furou bem na hora “h”? Talvez você precise de um método de contracepção de emergência. Nesse artigo, vou te ajudar a encontrar qual é a melhor opção para o seu caso e bolso!

Imprevistos são parte da vida e podem acontecer até mesmo no sexo. E em casos assim, o mais importante é não se desesperar e tomar as medidas corretas para evitar uma gravidez indesejada.

E é exatamente para isso que existem os métodos de contracepção de emergência. Diferentes dos métodos tradicionais, essas são opções utilizadas para reduzir a chance de gravidez em casos de relações sexuais sem proteção ou após a falha de um método contraceptivo.

A opção mais conhecida e acessível de contracepção de emergência é a “pílula do dia seguinte”, e embora não tão amplamente conhecido, o DIU de cobre também pode ser utilizado para esse fim.

Mas, fica o alerta: esses métodos não são eficazes na proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Por isso, se você teve uma relação de risco, a recomendação é que você agende um check-up para DSTs.

Pílula do dia seguinte

Quais são os tipos de pílula do dia seguinte?

A “pílula do dia seguinte” pode ser encontrada em duas versões, sendo que a mais comum, ou tradicional, é a “Pílula de Levonorgestrel”.

Ela geralmente é encontrada em dose única e tem uma eficácia de aproximadamente 85 a 89%, quando tomada dentro de 72 horas após o sexo sem proteção.

Já a segunda opção é a “Pílula de Acetato de Ulipristal”, que possui ação prolongada. Sua eficácia gira em torno de 85% ou mais, devendo ser tomada dentro 120 horas (5 dias) após o sexo sem proteção. Essa opção, ao contrário da “Pílula de Levonorgestrel”, requer receita médica.

Embora a “pílula do dia seguinte” seja altamente eficaz para evitar gravidez, ela como o próprio nome diz, é uma contracepção de emergência, não devendo ser utilizada como forma de substituição para os métodos contraceptivos tradicionais.

Como adquirir a pílula?

Ambas as pílulas podem ser encontradas em farmácias comuns, com preços variando entre 15 a 30 reais para a “Pílula de Levonorgestrel” e entre 40 a 100 reais para a “Pílula de Acetato de Ulipristal”.

A “Pílula de Levonorgestrel” pode ser encontrada em formulações em dosagem de dois comprimidos (0,75mg), que podem ser tomados juntos ou com intervalo de 12h, ou em dose única (1,5mg). Algumas das marcas mais comuns desse tipo de “pílula do dia seguinte” são a “Diad”, “Hora H”, “Neodia” e “Dopo”.

Já “Pílula de Acetato de Ulipristal” tem formulação de 30mg, com apenas 1 comprimido a ser tomado em dose única. Os principais nomes comerciais do medicamento são o “Ellaone” e “Ulip”. E fica o lembrete de que esse tipo de pílula só pode ser comprada com receita médica.

Outra opção para adquirir a “pílula do dia seguinte”, é se dirigir a unidade básica de saúde mais próxima de você. Pelo SUS, você pode adquirir a pílula de forma simples e gratuita .

Basta comparecer a uma unidade básica de saúde, portando um documento de identificação com foto, e informar que deseja adquirir a pílula do dia seguinte. Não é preciso apresentar comprovante de renda e nem pedido médico, para a pílula tradicional (Levonorgestrel).

E não se preocupe! Os relatos de mulheres que já adquiriram a pílula pelo SUS são positivos! Segundo elas, suas experiências foram boas, contando com um atendimento rápido e eficiente e sem discriminações ou julgamentos.

DIU de cobre

Como funciona o DIU de Cobre?

Você provavelmente já conhecia o DIU de Cobre como uma opção de método contraceptivo tradicional, mas pode desconhecer a possibilidade de seu uso como uma forma de contracepção de emergência.

E sim, ele funciona em ambos os casos! Mas para ter eficácia em casos de emergência, o DIU precisa ser inserido em até 5 dias após a relação sem proteção. Sua eficácia nesses casos é de mais de 99%.

O DIU de cobre não é abortivo, funcionando principalmente como um contraceptivo, que impede que a fecundação, ou seja, o encontro do óvulo com o espermatozóide, aconteça. Além disso, depois de inserido o método oferece contracepção de longo prazo.

Em casos pós-parto, a inserção pelo SUS pode ser solicitada na UBS durante o pré-natal ou mesmo na hora do parto, nesse caso dependendo da disponibilidade do DIU de Cobre no hospital em que o parto será realizado.

Como inserir o DIU?

Para fazer a inserção, você precisará fazer uma consulta com um médico ginecologista, médico da família ou enfermeira especializada. No particular, o procedimento custa em torno de 150 a 400 reais, mas existe a possibilidade de cobertura pelo plano de saúde.

Outro ponto importante sobre o DIU de Cobre, é que sua inserção pode ser desconfortável ou causar cólicas. Para minimizar esses sintomas, pode ser utilizada anestesia local. Para isso, é necessário buscar a ajuda de um profissional especializado.

E fica a dica: se você é uma futura mamãe que busca uma opção contraceptiva pós-parto, o DIU de cobre pode ser uma opção. O contraceptivo pode ser inserido em até 48 horas após o parto, mas após esse período, será necessário esperar 4 semanas para a inserção.

Conclusão

Se você teve uma relação desprotegida e quer evitar uma gravidez indesejada, deve utilizar um método de contracepção de emergência o mais rápido possível.

No entanto, vale lembrar que a contracepção de emergência não funciona como prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, por isso, se você teve uma relação de risco, é essencial fazer um check-up para DSTs.

A forma mais acessível de contracepção de emergência é a “pílula do dia seguinte”, que pode ser encontrada em farmácias, ou retirada diretamente em unidades básicas de saúde do SUS de forma gratuita.

A segunda opção é o DIU de Cobre que, para ter o efeito de contracepção de emergência, precisa ser inserido por um profissional da saúde em até 5 dias após a relação sem proteção. Sua inserção é mais cara que a “pílula do dia seguinte”, mas possui ação de contracepção a longo prazo após a inserção.

Diferente do DIU de Cobre, a “pílula do dia seguinte” deve ser utilizada apenas em caráter emergencial e não como método contraceptivo regular.

Caso você ainda não tenha certeza sobre qual é o melhor método de contracepção de emergência ou contraceptivo tradicional para você, o ideal é fazer uma consulta com um profissional especializado. Na Evah, você encontra especialistas em ginecologia e obstetrícia que podem te orientar, de forma simples e acessível.

Está buscando ajuda sobre contracepção de emergência? Na Evah tem!

Encontrar o método contraceptivo ideal para você não precisa ser difícil ou burocrático!

Na Evah Saúde você pode ser atendida por especialistas em ginecologia e obstetrícia para te ajudar a encontrar o que funciona melhor para você e para o seu corpo, sem complicações ou julgamentos.

É só chamar a Evah no Whatsapp para tirar suas dúvidas e receber orientações personalizadas. É fácil, acessível e digital! Conheça nossos planos!

Compartilhe esse post
Artigos relacionados
Saúde da mulher - logotipo Evah Saude
evah saúde é uma clínica virtual focada na saúde feminina

Oferecemos consultas de pronto atendimento, especialidades como ginecologia e dermatologia, além de descontos em medicamentos e exames. Nosso objetivo é tornar a saúde de qualidade acessível para mulheres, especialmente para aquelas sem acesso a planos de saúde. Com a Evah, cuidar de si mesma é fácil, acessível e digital.

Veja nossas assinaturas

Assinaturas a partir de R$49,90 por mês
Explore